1. Evite o CIGARRO: sem dúvida, o cigarro é o grande vilão do aumento do número de casos de câncer e engana-se quem pensa que seu uso está relacionado somente ao aumento do risco de câncer de pulmão. Vários outros, como boca, laringe, bexiga, colo de útero e rim são também associados ao consumo do tabaco. Lembre-se, também é preciso evitar o tabagismo passivo, pois aumenta o risco de câncer de pulmão. Parar de fumar ou evitar o fumo é a melhor opção que você pode fazer em prol da sua vida.
2. Tenha uma ALIMENTAÇÃO saudável:
3. Mantenha um PESO SAUDÁVEL e inclua a ATIVIDADE FÍSICA em sua rotina diária:
A manutenção do peso adequado pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de mama, próstata, pulmão, colon e rim. A atividade física, além de ajudar a manter o peso, por si só reduz a incidência de câncer de mama e colon. Ao menos 30 minutos diários de atividade física - e se você pode fazer mais, melhor - é suficiente para reduzir o risco. Descubra uma atividade prazerosa, chame uma amiga e comece já!
4. PROTEJA-SE DO SOL: o câncer de pele é um dos mais comuns e também um dos mais fáceis de prevenir; para isso, evite a exposição solar entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, quando os raios solares são mais fortes. Se você precisa ficar ao ar livre, procure a sombra, recubra as áreas expostas com vestuário e acessórios adequados, óculos de sol e, não se esqueça - use filtro solar. O filtro solar, para ser mais efetivo, deve ser passado diariamente, generosamente e reaplicado ao longo do dia..
5. Mantenha suas VACINAS em dia: o câncer pode estar associado a algumas infecções virais e você pode conversar com seu médico sobre as vacinas contra:
Hepatite B: a infecção pelo virus da Hep B aumenta o risco de câncer de fígado. Normalmente, a vacina contra o virus é administrada na infância, mas pode também ser dada aos adultos, especialmente à pessoas de risco aumentado de adquirir a infecção, como os profissionais da saúde, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, usuários de drogas e homossexuais, pois são pessoas mais expostas a sangue e fluidos contaminados.
HPV: o papilomavirus está associado à câncer de colo de útero, vagina e vulva, além de cãncer de pênis e pode ser prevenido com as vacinas quadrivalentes e bivalentes disponíveis no mercado para meninas e meninos entre 9 e 26 anos.
6. Evite COMPORTAMENTOS DE RISCO:
Praticar sexo seguro pode reduzir as chances de adquirir virus como HIV, Hep B e HPV, relacionados á vários tipos de cãncer. O uso da camisinha é fundamental!
Nunca compartilhar seringas: esta prática também aumenta o risco de aqueirir HOV, Hep B e C, que estão relacionados principalmente ao câncer de fígado.
7. Mantenha suas CONSULTAS médicas e exames de prevenção em dia:
Vários cânceres podem ser prevenidos ou detectados precocemente e, de acordo com sua faixa etária, histório médico pessoal e familiar e a indentificação dos fatores de risco, o médico determina o melhor programa de screening de câncer para você.
A prevenção do câncer está nas nossas mãos, a começar por hoje. A recompensa é uma vida mais saudável, feliz e duradoura.
Sem comentários:
Enviar um comentário