quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grávida e Bela

Um momento único e especial... assim nos sentimos com a maternidade. Mas, ao mesmo tempo que nos enchemos de alegrias, muitas dúvidas e preocupações começam a surgir. O cuidado com a estética é uma delas. Queremos ser mães saudáveis e lindas ao mesmo tempo! E porquê não? Claro, muitos dos tratamentos estéticos não podem ser realizados na gravidez, não só pela ação de produtos e substâncias no desenvolvimento do feto, mas também pela maior sensibilidade do organismo no período gestacional, predispondo a reações alérgicas com mais facilidade. Então vamos entender o que pode e o que não pode!
Primeiramente, a pele. Grávidas apresentam predisposição ao aparecimento de manchas escurecidas principalmente no rosto; são os chamados "cloasmas gravídicos". Isso acontece pela ação dos hormônios da gravidez. A primeira providência é usar um filtro solar potente e de boa marca, não comedogênico e não alergênico, diariamente, reaplicando sempre que necessário. Adicionar proteção física (bonés, chapéus e roupas) sempre que a exposição ao sol for prolongada. As estrias são outro "terror" das mulheres grávidas e podem ser evitadas com ganho de peso moderado e regular (idealmente 1 kg por mês), uso de óleos no banho e hidratantes potentes e de boa marca. Deve-se usar o hidratante não só na barriga, mas em todas as áreas que distendem muito, como as mamas (exceto aréolas e mamilos), culote e nádegas. A limpeza da pele deve ser realizada com sabonete suave e não alergênico, evitando-se produtos muito perfumados e coloridos. Algumas grávidas apresentam acne e aumento da oleosidade da pele, e alguns tipos de ácidos podem ser usados, nunca sem a prescrição da dermatologista.
As unhas podem ser feitas, mas evite a retirada de cutículas em excesso. Os esmaltes e seus removedores podem ser usados.
Quanto aos cabelos, a oleosidade pode estar aumentada, necesistando de xampus específicos. As tinturas devem ser evitadas, principalmente no primeiro trimestre. Após esta fase, tonalizantes e tinturas à base de "henna" podem ser usados. Nunca fazer uso de escovas progressivas, reflexos, ou qualquer tipo de química, em nenhuma fase da gravidez. Escova convencional e "chapinha" podem ser usados (será a solução para alguns tipos de cabelos....).
A depilação pode ser realizada, em qualquer parte do corpo, de preferência com cera quente. A depilação a laser, ao contrário, está proscrita.
Para evitar o edema e a retenção de líquido, muito comum no período gravídico, evite sal em excesso, faça atividades físicas e, uma boa drenagem linfática, duas vezes por semana, ajuda bastante também. Meias elásticas e elevação das pernas no final do dia são medidas simples que ajudam a evitar o edema dos membros inferiores.
Tratamentos estéticos usando correntes e ultrassom não devem ser utilizados, pois não sabemos os efeitos dessas correntes no desenvolvimento fetal.
Como vocês podem ver, os cuidados na gravidez não exigem muito. Simples medidas podem garantir a manutenção do bem estar e da auto-estima nessa fase da vida da mulher, cercada de paradoxos e inseguranças. Estar bonita é estar feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário