segunda-feira, 17 de outubro de 2011

“OS GIGANTES QUE DAVI DERROTOU ANTES DE GOLIAS”

I Samuel 17

Não houvesse Davi enfrentado e derrotado alguns outros gigantes antes de lutar contra Golias, ele teria, certamente, caído diante do temível herói filisteu. John Maxwell, em seu excelente livro The 21 Irrefutable Laws of Leadership (As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança),cita um antigo ditado popular, que diz: “Campeões não se tornam campeões no ringue – eles são meramente reconhecidos ali.” (p. 30) Davi, com toda certeza, já se sentia um vencedor muito antes de enfrentar Golias.

Nós, filhos de Deus, também precisamos nos armar com a mesma convicção que Davi possuía: a de que fomos declarados e feitos “mais do que vencedores” por nosso Pai, bem antes que as nossas lutas começassem (Romanos 8.31-39); a medalha de ouro nos foi assegurada tão logo nos unimos a Cristo, pela fé. As lutas que temos adiante de nós, sejam quais forem, servirão somente para revelar aquilo que Deus já declarou a nosso respeito. E não há razão para duvidarmos disso porque, além de conhecer o futuro de todas as coisas, Deus compartilha conosco o Seu poder enquanto combatemos. Então, nós, os filhos de Deus, não estamos combatendo para obter a vitória; lutamos apenas para revelar, para expressar perante o mundo a vitória que o Pai já colocou em nós por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. (que todo filho de Deus diga amém!)

Um outro fato que levou Davi a sucessivas vitórias, foi a decisão de que ele seria um vencedor na vida e não uma vítima dela. No verso 46, por exemplo, ele declara a Golias: “Hoje mesmo o SENHOR entregará você nas minhas mãos; EU O VENCEREI e cortarei a sua cabeça.” Estas palavras podem parecer presunção, mas elas revelam a atitude de um vencedor, de um campeão! Elas revelam também a dependência e confiança que Davi tinha em Deus; ele sabia quem ele era e de Quem ele era, e não tinha medo nem receio de declarar isso.

Amado, qual tem sido o seu discurso interior diante das lutas? Qual tem sido a sua postura? (é aqui que percebemos a diferença entre o vencedor e o perdedor; é aqui que se decide a luta!).

Lembro-me de ter ouvido, recentemente, um técnico de certo time olímpico de basketball dizer que numa partida não basta você ferir o adversário; é preciso “desferir o golpe mortal”, arrematou ele. Amado, comece a declarar hoje mesmo a vitória completa de Deus sobre a sua vida! Não adentre o ringue da vida cabisbaixo e sem confiança. Lembre-se que você está a caminho do pódim e que suas lutas são apenas expressões diversas da vitória final que o Pai já colocou dentro de você, por meio de Cristo Jesus!

Deus fez de Davi um campeão mesmo antes que as lutas deste começassem, e comunicou isso ao seu servo mediante o Seu Espírito. Davi decidiu acreditar nas palavras que o Espírito comunicou ao seu coração, e passou a viver como um vencedor. Os resultados, conhecemo-los de sobejo.

É isso o que eu e você precisamos fazer.

Em Cristo, já fomos feitos e declarados muito mais do que vencedores.
Encontro você no podium, irmão campeão!

Sem comentários:

Enviar um comentário