I Samuel 17
Só recentemente eu pude perceber que Davi conseguiu derrotar Golias porque ele havia derrotado outros gigantes antes. Não houvesse Davi enfrentado e derrotado estes gigantes primeiramente, jamais teria sido capaz de derrotar o campeão dos filisteus.
O primeiro gigante que Davi enfrentou e derrotou, antes de vencer Golias, foi o gigante do “você não pode”. O verso 33, diz: “Mas Saul respondeu: ‘- Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira.’” Davi foi desencorajado pelo rei, chefe do exército israelita; ele também foi desencorajado por seus próprios irmãos.
Todos nós, um dia, precisaremos encarar este gigante de frente e enfrentá-lo em nome do SENHOR. Muitas vezes, este gigante assume a forma de palavras de desencorajamento lançadas sobre nós, como uma maldição, ao longo de nossas vidas. Ou vencemos este gigante, ou sucumbiremos a cada novo projeto, vencidos por palavras tais como: “você não pode”, “você não é capaz”, “você jamais será bem-sucedido”.
É interessante notar que Davi respondeu ao rei não apenas com argumentos, mas com fatos; ele era um rapazinho, sim. Mas era um rapazinho cheio de fé e ousadia, acostumado a vitórias. Um rapazinho por fora, mas um valente guerreiro por dentro; Saul, em contraste, parecia um gigante por fora, mas demonstrou ser um grande covarde por dentro. Como a história se repete! E como as aparências continuam enganando!
Amado, quando o SENHOR lhe disser que você pode e é capaz de vencer, jamais permita que alguém – nem mesmo o seu próprio coração – lhe diga o contrário! O mundo está cheio de pessoas prontas a nos desanimar e desencorajar; lamentavelmente, muitas destas pessoas são membros da nossa própria família. Quantos pais há que estão a soprar, repetida e veementemente, a maldição do “você não pode” sobre os próprios filhos! Tais pessoas não percebem, muitas vezes, que estão fazendo côro com o inimigo das nossas almas, Satanás. Como Davi, precisamos aprender a ignorar estas vozes e ouvir somente a voz de Deus.
A vitória do rapazinho Davi sobre o gigante Golias não começou naquele dia no campo de batalha. Ela começou antes, nos campos onde Davi pastoreava os rebanhos do seu pai. Foi ali que Davi aprendeu a ouvir a voz de Deus e derrotar as palavras de desencorajamento que as pessoas lançavam sobre ele.
Amados, não podemos impedir que as pessoas nos desencorajem, mediante suas críticas, dúvidas, sarcasmo e, até, humilhações; cada pessoa expressa aquilo que contém o seu coração, como disse Jesus. Mas nós podemos filtrar estas coisas com aquilo que o nosso Deus tem falado a nosso respeito na Sua Palavra! O nosso Deus é um Pai que sempre nos encoraja, anima e fortalece! Quando Ele apareceu a Gideão (um líder derrotado e desanimado interiormente), por exemplo, fê-lo com as seguintes palavras: “Você é corajoso, e o SENHOR está com você!” (Juízes 6.12).
Em Cristo, amado, você é mais do que um vencedor!
Sem comentários:
Enviar um comentário