segunda-feira, 17 de outubro de 2011

“OS GIGANTES QUE DAVI DERROTOU ANTES DE GOLIAS”

I Samuel 17

Bem antes de derrotar o famoso gigante filisteu Golias, Davi já havia vencido outros gigantes. E não houvesse ele derrotado tais gigantes – estes não menos ferozes e ameaçadores do que Golias -, jamais teria sido capaz de desafiar e matar o herói dos filisteus. Ou seja, a vitória do garoto pastor de ovelhas sobre o gigante guerreiro e herói filisteu começou a ser definida muito antes da luta descrita neste 17º capítulo do 1º livro de Samuel.

Um dos primeiros gigantes que Davi teve que enfrentar e derrotar foi o gigante do desencorajamento. Tanto o rei Saul quanto seus próprios irmãos tentaram desencoraja-lo, com as palavras “você não pode” (vs. 33). Mas Davi não deu ouvidos àquela mensagem; antes, concentrou-se em ouvir a voz do Pai. Ele soube filtrar as palavras de crítica, desprezo e sarcasmo provindas dos homens com as palavras de estímulo, elogio e coragem provindas de Deus, com quem mantinha uma comunhão íntima e permanente.

Todos nós, sem exceção, lidamos com este gigante do desencorajamento no nosso dia-a-dia. Satanás tem usado tanto pessoas quanto situações para tentar impedir o nosso avanço e crescimento. Muitas e muitas vezes, estas pessoas que fazem coro com o inimigo são membros da nossa própria família; elas lançam sobre nós palavras de maldição, ‘você não pode’, ‘você não é capaz’, ‘você jamais conseguirá’, ‘você jamais será alguém na vida’, e assim por diante.

Pais que me lêem: que tipo de palavras estamos lançando sobre os nossos filhos, palavras de bênção ou maldição? De coragem e vitória ou de desânimo e derrota! Lembremo-nos do que diz a Bíblia a esse respeito: “O que você diz pode SALVAR ou DESTRUIR uma vida.” (Prov. 18.21, grifo meu).

Filhos de Deus que me lêem: não nos deixemos moldar, intimidar e paralisar pelas palavras de maldição lançadas sobre nós por aqueles que não conhecem aquilo que falam, e que não nos conhecem, como nos conhece o nosso Pai celestial, que nos viu ainda informes no ventre de nossa mãe! Estas pobres criaturas foram/ estão sendo usadas pelo inimigo como porta-vozes.

O nosso Pai celestial, Aquele que decidiu a nossa existência e permanência neste mundo, é quem verdadeiramente nos conhece e pode dizer quem realmente somos. Ele nos diz, na Sua santa e infalível Palavra, que nós somos mais do que vencedores por meio do Seu Filho (Romanos 8.31-39); diz ainda que nos dará o direito de nos assentarmos ao lado do Seu trono quando (não “se”) alcançarmos a vitória final (Apoc. 3.21).

Amado, por que caminharmos em desânimo e derrota se o Pai já nos declarou vencedores? Por que continuarmos a viver conforme as mentiras sugeridas pelo inimigo de nossas almas se o Criador já revelou toda a verdade a nosso respeito? Receba as palavras de bênçãos do Pai sobre a sua vida, irmão! Passe a viver em conformidade com aquilo que o Pai diz a seu respeito, como fez o apóstolo Paulo: “Com a força que Cristo me dá, POSSO ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO” (Fil. 4.13, grifo meu).

Encontro você no podium, campeão!

Sem comentários:

Enviar um comentário